Ações


ENCANTO NO LIVRO



É focalizado na melhoria da aprendizagem e o desejo de elevar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município que a Escola Municipal Maria Pereira Leite, e a Creche Municipal em parceria com a Secretaria de Educação elegeram com prioridade o domínio da leitura e da escrita.

PROVINHA BRASIL
È uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras, elaborada pelo MEC/PNAE.

PROVA BRASIL
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

ESCOLA ATIVA


O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multiseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

ENCANTOS COM A LEITURA



Tem como público alvo, alunos das escolas do campo do 1º ao 5º ano. Objetiva encantar alunos da zona rural através de momentos diferentes de leitura, para conseqüentemente se formar leitores e escritores competentes.

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA


Este programa de formação continuada, na modalidade a distância tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiadas pelo FNDE.

FALA MESTRE



É, na verdade, rodas de conversas, as quais serão mais direcionadas objetivando capacitação e orientação ao professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

DIA “D” DA FAMÍLIA NA ESCOLA


Evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, CRAS, Governo Municipal e Conselho Tutelar.

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA – OBA
Realizado na Escola Municipal Maria Pereira Leite, a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia abrange alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental dessa instituição, distribuídos no 1º, 2º e 3º nível.

OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP
É um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

PROJETO MENOS É MAIS



É uma proposta de trabalho educativo elaborada em acordo com o PDE e que consiste em apresentar várias ações a serem desenvolvidas num sistema de colaboração entre a Secretaria de Educação e a Escola Municipal Maria Pereira Leite, incluindo algumas parcerias visando à minimização da repetência e evasão ocorridas de forma mais acentuada nos 6º anos desta escola.

PROINFO


É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
“O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”.
J. C. Libâneo


PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO


O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

ACESSIBILIDADE



Escola Municipal Maria Pereira Leite é pioneira na implantação da Sala de Atendimento Educaciomal Especializado no município de Encanto- RN.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


Oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público é o principal objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE) criado em 2007. Somente dois anos depois, mais de 8,460 milhões de estudantes de 695 cidades brasileiras já foram beneficiadas pelas ações do programa. A meta é alcançar 23,5 milhões de crianças e jovens até 2011.

PLATAFORMA FREIRE
A Plataforma Freire é um programa criado pelo MEC – Ministério da Educação, exatamente com o objetivo de tornar-se uma porta de entrada para os professores da educação básica pública no Brasil, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. E com este mesmo objetivo, este plano coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da rede de Educação Básica, o nome dado ao programa faz uma homenagem ao educador brasileiro Paulo Freire.