segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto Sexta Cultural


Na noite desta sexta-feira (23), o baile irá rolar solto no Encanto. Às 19h e 30min, dentro do Projeto Sexta Cultural do mês de Dezembro, será realizado o Espetáculo “Baile do Menino Deus” pelo Grupo Teatral: Encanto em Cena.

O espetáculo, conta a história do menino Mateus que, após encontrar a casa onde acaba de nascer um menino, pede licença aos donos do local, Maria e José, para realizar um grande baile; uma festa natalina em louvor ao nascimento do Menino Deus. 

“O Baile toca as pessoas pela mensagem e pela alegria que procuramos transmitir. É uma verdadeira celebração do nascimento de Jesus e também uma maneira simbólica de levarmos o homem ao sagrado. Levamos as pessoas à percepção de algo novo em suas vidas. Além disso, apresentamos um natal tipicamente nordestino, com o nosso jeito, identidade e cultura. No entanto, até hoje esse sucesso todo é um verdadeiro mistério para nós”, explica um dos autores da obra, Ronaldo Correia de Brito.

Após o espetáculo teatral, os cantores Manassés e Morgan do município de São Francisco do Oeste/RN farão um grande show no consagrado palco da Sexta Cultural.

Venha bailar conosco!

domingo, 11 de dezembro de 2011

I Mostra Étnico-Racial


“A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar e vai passando, e sendo recriada, de geração em geração”. 

A Escola Municipal Maria Pereira Leite em parceria com o Governo Municipal do Encanto e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou a I Mostra Étnico-Racial nesta sexta-feira, 09 de Dezembro, às 19 horas no Ginásio Poliesportivo de Encanto.

O Evento contou com apresentações culturais nas áreas de dança, teatro e música enfocando as propostas de Cultura e Identidade Étnico-Raciais para a conquista do “Selo UNICEF” edição 2009-2012, exposição de trabalhos realizados pelo alunado e a entrega das comendas de Colaborador Cultural 2011.
 


























quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

E. M. Maria Pereira Leite: Projeto "Educação, Saúde e Qualidade de Vida"

Projeto com duração de dois meses (Outubro e Novembro de 2011), desenvolvido na Escola Municipal Maria Pereira Leite em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social de Encanto, tendo como publico alvo as modalidades da EJA ( Educação de Jovens e Adulto) .
  
O projeto teve uma abordagem interdisciplinar, com aplicabilidade em sub-temas, propondo metodologias didáticas a serem trabalhadas por cada disciplina. Os conceitos básicos foram trabalhados em aulas expositivas, com a utilização de materiais didáticos como: o livro didático e de apoio; confecção de cartazes; desenhos (formas de expressar os conceitos trabalhados); músicas; textos; pesquisa no ambiente escolar e no quarteirão onde se encontra a escola; relatos do cotidiano dos alunos em relação aos hábitos de suas famílias; atividades formuladas pelos professores; seminários com os subtemas trabalhados com especialistas de cada área; aula prática de aeróbica e anaeróbica; gincana para analise do conhecimento adquirido pelos alunos em parceria com professores e a coordenação pedagógica da escola; cinema na escola e ação global.

 


 

 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Literatura de Cordel


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, entrega na próxima quarta-feira, 7, os certificados do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaréa representantes de 200 iniciativas selecionadas no primeiro edital do Programa Livro Aberto para o segmento do Cordel, da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura (FBN/MinC).
 
A cerimônia será realizada no Teatro do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBN), em Fortaleza, com início às 14h , e também contará com as presenças do presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, e do diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba. O Ministério da Cultura está investindo R$ 3 milhões na premiação deste edital, destinado a ações de pesquisa, produção e difusão no segmento de cordel, que engloba literatura, repente, cantoria, xilogravura e a tradição musical do Coco, dentre outras linguagens.

O Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel visa divulgar e estimular a produção literária e demais expressões culturais neste segmento, bem como valorizar e apoiar a propagação da cultura popular, estimulando a geração de renda para poetas e demais artistas que atuem no campo da Literatura de Cordel e linguagens afins.
 

I Conferência Municipal de Cultura


"A ampla difusão da cultura e educação da Humanidade para a justiça, a liberdade e a paz são indispensáveis para a dignidade do homem e constituem um dever sagrado que todas as nações devem cumprir com um espírito de responsabilidade e ajuda mútua".
(Preâmbulo da Constituição da UNESCO)

A I Conferência Municipal de Cultura de Encanto/RN foi realizada neste dia 05 de Dezembro de 2011, às 14 horas na Câmara Municipal de Vereadores, contando com a presença de autoridades locais, artistas, escritores, poetas, professores e demais representantes ligados as atividades culturais na comunidade.

O encontro assessorado pela secretária de educação Maria Aparecida Granjeiro, se debruçou sobre o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, promovendo um estudo e debate dos participantes sobre os eixos de discussão que integram os preparativos para a III Conferência Estadual de Cultura:

EIXO I: PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL.
EIXO II: CULTURA, CIDADE E CIDADANIA.
EIXO III: CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
EIXO IV: CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA.
EIXO V: GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA.

Além de traçar as metas para as atividades culturais no município foi aberto o espaço democrático de consultas, construção de conteúdos e deliberação a partir da fundamentação e concepção da cultura nas dimensões simbólica, cidadã e econômica, favorecendo assim a construção conjunta de políticas estratégicas neste campo do conhecimento e ação.

Ao final do encontro, as propostas foram aprovadas em plenária e os trabalhos concluídos pela indicação dos delegados: Profª Maria Aparecida Granjeiro e Leandro Roberto de Lima Silva para representar o município na Conferência Regional de Cultura do pólo municipal de Pau dos Ferros/RN.